Manual ERP UP-Case

Se você está encontrando dificuldades durante o acesso ao nosso sistema, preparamos alguns tutoriais que possivelmente podem te ajudar!

[ Estoque ]

No questions yet.

Cadastro de produtos

Para cadastrar um produto o usuário deve seguir o seguinte caminho: Estoque -> produtos de acordo com a imagem a seguir

                                                   

E em seguida deve clicar no botão novo para que se possa incluir um novo produto: 

Ao clicar no botão novo da tela de consulta de produtos, uma caixa de diálogo aparecerá na tela para que o usuário possa incluir um novo produto que deve ser cadastrado. 

Na aba produto, o usuário pode inserir um código de barras existente ou mandar gerar um código de barras para o produto através do ícone automaticamente sera gerado um código para o novo produto. A frente há duas opções para marcar se o produto estará ativo ou se não. Em finalidade o usuário pode definir as opções de finalidade da mercadoria. Na caixa ao lado em tipo do produto, o usuário pode escolher entre um produto normal ou composição, sendo o primeiro o item isoladamente e em contrapartida, composição diz respeito ao relacionamento com outros produtos pois pode pertencer ou outros itens pertencerem a esse produto. Em informações o usuário pode criar uma descrição do produto, sendo respectivamente o seu nome. O usuário pode também definir um código interno para que se possa filtrar em consultas posteriores através deste campo. Se necessário o usuário pode incluir o código do fabricante, também para que possa ser útil em possíveis filtros de consulta. Em grupo / un o usuário pode definir a unidade do produto e em qual grupo ele pertence. Em informações adicionais o usuário pode inclur observações sobre o produto.

A marcação o usuário pode marcar essa opção desde que ele necessite posteriormente realizar a sua movimentação fiscal do produto de modo que para o lançamento de NF-e de entrada e saída essa informação é estritamente necessária pois do contrário o usuário terá de realizar a alteração do produto para que as NF-es possam ser criadas. Ao marcar essa opção é necessário que o usuário informe o NCM/TRIBUTAÇÃO que será explicado no tópico de tributação com mais detalhes. Em origem do produto, a opção padrão será marcada como a primeira da lista, e o usuário pode definir qual é a opção que se encaixa com o mesmo. 

Na aba custo & valores o usuário poderá informar o preço do produto 

clicando em Inserir novo preço, o usuário poderá definir 4 opções mostradas na imagem a seguir:

Na aba dados secundários o usuário pode definir informações que podem ser úteis embora os campos não sejam obrigatórios para o cadastro final do produto.

Por fim a aba Estoque e Movimentação está relacionada com as operações que o produto sofrerá como as notas de entrada e saída ou pedido de compra ou venda. Essa opções serão estudadas mais a frente quando o usuário for realizar essas operações. Ao clicar em salvar o usuário poderá consultar o produto cadastrado e pode também alterar as informações contidas no caso de erro do usuário ao preenchimento das informações ou mesmo alterações necessárias ao cadastro. 

 

No questions yet.

Unidade de produtos

Para que o usuário possa cadastrar uma nova unidade de produtos o mesmo deve seguir o caminho Estoque->Unidade de produtos

                                                        

Ao seguir este caminho o usuário irá se deparar com a seguinte tela

 

Clicando em novo, o usuário poderá criar uma nova unidade de produto inserindo os dados necessários na seguinte caixa de diálogo cadastro de unidade de produto 

O usuário pode definir a unidade de medida exemplos como: Kilograma, litros, pacote, par e demais medidas específicas. Além disso o usuário pode marcar se a devida unidade será a padrão pois em todo caso pode haver produtos que utilizarão uma unidade de produto especifica. Por fim o usuário poderá consultar as unidades de produto cadastradas, clicando no filtro a direita da tela 

No questions yet.

Grupo Produtos

Em alguns casos os produtos podem estar organizados por grupos e para que os produtos possam estar organizados neles é preciso que o usuário cadastre tais grupos de produtos. Para que o usuário possa cadastrar um grupo de produtos o mesmo deve seguir o seguinte caminho para realizar o cadastro: Estoque->Grupo produtos 

A seguinte tela deverá abrir para o usuário 

Ao clicar no botão novo o usuário poderá incluir um novo grupo de produtos através da seguinte tela na imagem a seguir:

O código do grupo é gerado automaticamente e é incremental isso significa que a cada grupo cadastrado o grupo possuirá um código que soma + 1 em relação ao grupo cadastrado anteriormente e por fim não é possível ao usuário alterar o código. Em nome do grupo o usuário poderá digitar o nome do mesmo e abaixo há um campo de comissões do grupo, caso o grupo receba comissões. Por fim o usuário pode filtrar os grupos cadastrados clicando no filtro a direita da tela. 

Os grupos poderão ser visualizados pela a seguinte imagem: 

No questions yet.

Tipo preço

A tela Tipo preço é uma tela necessária para a primeira tela a de cadastro de produtos, pois na aba de precificação (Custos e valores) o usuário precisará cadastrar um tipo de preço, pois determinados tipos variam como é o caso de preço de varejo e o atacado por exemplo.Para que o usuário possa cadastrar um tipo ele precisará seguir o seguinte caminho: Estoque -> Tipo preço.

Seguindo este caminho o usuário irá se deparar om a tela:

Para criar um novo basta clicar no botão novo e a caixa de diálogo de cadastro de preços irá se abrir:

No cadastro de Tipo de Preço é possível definir o nome e a margem de lucro. Se nesse caso for um tipo varejo ou atacado as margens podem variar e na precificação do produto essa margem será utilizada de acordo com o tipo definido. Para filtrar os tipos cadastrados o usuário pode clicar na lupa do filtro:

Ao clicar na lupa do filtro o usuário pode visualizar uma listagem de tipo de preços cadastrados. 

Nesta tela o usuário pode consultar os tipos e alterar os mesmo ou deletar como nas demais telas. Basta clicar no tipo de preço desejado para alteração e o usuário pode atualizar os dados como nome ou margem de lucro.  

No questions yet.

Balanço de produto

Na tela balanço de produto o usuário pode realizar um ajuste no estoque para que os produtos possam manter as devidas quantidades que uma vez  movimentadas em notas de saidas o usuário precisará realizar esse ajuste no estoque do produto. Para realizar o balanço de produtos o usuário precisará seguir o caminho: Estoque -> Balanço de Produto. 

 

Ao clicar nessa opção a tela de novo cadastro para balanço de produtos deverá abrir:

Clicando em novo o usuário irá se deparar com a seguinte tela de cadastro: 

Na aba Produto/Mercadoria o usuário pode filtrar o produto através da lupa a direita 

Ao clicar na lupa uma tela de consulta de produtos abrirá, e por ela será possível fazer a consulta do produto desejado para o ajuste. 

O usuário poderá filtrar o produto utilizando o filtro de grupo cadastrado anteriormente, o de marca, o de local de estoque padrão e demais filtros como COD.BARRAS ou DESCRIÇÃO do produto. Ao clicar na lupa de pesquisa uma listagem de produtos trazendo todas as informações referentes ao produto como código de barras, descrição, estoque e demais informações referentes:

clicando na linha o produto será selecionado e o mesmo irá aparecer na aba Produto/Mercadoria da tela anterior. 

Na aba Movimenta Em, o usuário pode definir se é do estoque (FISCAL) ou do estoque físico (DISPONÍVEL). Ou se preferir pode selecionar as duas opções como no caso da figura sendo Estoque / Disponível. Essa função é necessária pois o usuário pode atualizar o estoque somente dos produtos disponíveis desabilitando automaticamente o estoque fiscal. O usuário poderá assim atualizar o novo estoque e na aba no campo ao lado o usuário poderá visualizar a diferença de acordo com o estoque atual. De modo que o ajuste é considerado no campo novo estoque pois a quantidade é considerada somente por esse campo os outros são apenas para análise de estoque anterior e a sua diferença em relação ao novo ajuste. O usuário pode também definir o custo unitário no ajuste e por fim pode incluir um ajuste para um produto. Uma vez incluída o usuário pode fazer o mesmo para outros produtos se desejável. Por fim o usuário poderá visualizar todos os balanços realizados através do clique no filtro

 

No questions yet.

© 2015 - 2021 Zember Tecnologia. Todos os direitos reservados.

Buscar