Manual ERP UP-Case

Se você está encontrando dificuldades durante o acesso ao nosso sistema, preparamos alguns tutoriais que possivelmente podem te ajudar!

[ Financeiro ]

No questions yet.

Formas de pagamento

O usuário pode cadastrar diferentes formas de pagamento que são estritamente necessários para lançamentos ou baixas na tela de lançamentos financeiros. Para que o usuário possa criar uma forma de pagamento ele deverá acessar o seguinte caminho: Financeiro -> Forma de pagamento.

Ao clicar em forma de pagamento, a seguinte tela deverá abrir para o usuário: 

Para criar uma nova forma de pagamento basta clicar em novo para que a caixa de diálogo referente a forma de pagamento seja aberta

As formas de pagamento podem ser à vista, à prazo, cartão de crédito, cheque e entre outras formas. O usuário pode criar quantas formas de pagamento achar necessário. Na aba de informações o usuário pode digitar o nome da forma de pagamento. A aba ativo será setada automaticamente no mesmo momento em que o usuário cadastra uma nova forma de pagamento. Isso acontece pois o sistema possui uma inteligência e já define como padrão a opção ativa, pois se o cliente está cadastrando uma nova forma de pagamento é porque ele deseja utilizar essa forma de pagamento eventualmente. Posteriormente se essa forma de pagamento não for útil ele pode desativar o mesmo alterando para não na aba ativo.

A aba tipo de pagamento informa que essa forma de pagamento será lançada na tela de lançamento financeiro como pagamentos, recebimentos ou em ambos os casos. Ou seja para cada forma de pagamento é possível definir apenas uma das opções embora seja desejável que seja lançada nas duas pois uma forma de pagamento sempre necessitará de um tipo de pagamento independente de qual forma de pagamento, pois o lançamento deverá acontecer de todo modo pois o tipo é referente ao lançamento e não a forma. 

Em tipo de forma de pagamento o usuário pode cadastrar grupos para formas de pagamento. Essa aba diz respeito as diferentes categorias que uma forma de pagamento pode se encaixar. Esse agrupamento é importante pois uma categoria de cartões por exemplo pode possuir cartão de crédito ou débito, se for cheque pode ser à vista ou cheque pré-datado.Para que o usuário cadastre um novo tipo de forma de pagamento usuário pode clicar no ícone 

Ao clicar no ícone uma nova caixa de diálogo aparecerá para o usuário cadastrar um novo tipo de forma de pagamento para criar os agrupamentos. 

Forma de pagamento NF-e são os tipos aceitos por nota fiscal eletrônica. Essas formas de pagamentos são estáticas e são definidas pelas as regras aceitas em formas de pagamento de NF-e não sendo possível cadastrar outras formas. 

Há uma marcação "Aparece na baixa" quando marcada essa opção ela abre um novo campo caso o usuário queira dar desconto na baixa do título. 

Em parcelamento o usuário pode criar o máximo de parcelas que essa forma de pagamento pode possuir além de definir o intervalo como sendo uma quinzena, 30 dias, um trimestre ou demais prazos como exemplo.

Na aba padrões é possível definir juros por parcela, juros por dia de vencimento, multa no caso de vencimento, dias de carência para que o título não sofra multa e juros caso esteja no prazo de carência.

Em configurações do PDV o usuário deve configurar as formas de pagamento que já estão cadastradas no ponto de venda. Por fim há um campo para marcar se a forma de pagamento é à vista. Se marcado essa opção o usuário deverá informar qual o centro de custo e a conta bancária pois só assim é possível realizar a baixa da forma de pagamento no lançamento financeiro do título que utilizar essa forma de pagamento. 

Uma vez criada a forma de pagamento o usuário pode salvar a mesma e se desejar pode mandar listar as formas de pagamento cadastradas através do clique no filtro a direita da tela. 

 

 

No questions yet.

Bancos

Para cadastrar ou mesmo consultar os bancos disponíveis no sistema o usuário deve seguir o seguinte caminho. Financeiro -> Auxiliares -> Bancos mostrados na imagem a seguir:

Ao clicar em Bancos a seguinte telá de cadastro aparecerá para o usuário:

Para realizar um novo cadastro de um banco clique em novo e a seguinte tela irá aparecer para o usuário iniciar o cadastro:

É necessário que o usuário preencha os seguinte campos Nome e o código FEBRABAN que é o código de identificação que cada banco possui. A opção de site é opcional porém é desejável que o usuário cadastre-o caso necessite de um acesso rápido. 

Clicando em salvar o cadastro estará realizado e o usuário poderá fazer a consulta do banco cadastrado e os demais no filtro a direita da tela 

O filtro permite duas opções a busca pelo o nome do banco ou o código FEBRABAN que é o identificador do banco. Ao optar por uma das opções o usuário poderá clicar na lupa e uma consulta será retornada para o usuário. 

Se necessário realizar alteração de alguma informação do banco basta clicar em alterar a caixa de diálogo de cadastro irá aparecer com o seguinte registro selecionado para alteração. Alterado nos campos basta salvar e o cadastro será atualziado 

No questions yet.

Centros de Custo

Centros de custo são necessários para definir no faturamento o rateio de onde o título será pago ou recebido. Para que o usuário possa cadastrar ou mesmo consultar um centro de custo ele deverá seguir o seguinte caminho, Financeiro -> Auxiliares -financeiro -> Centros de custo

Ao clicar em Centros de Custo o usuário poderá visualizar a seguinte tela de consulta de centros de custo. 

Clicando em novo o usuário poderá realizar o cadastro de um novo centro de custo de acordo com a seguinte imagem:

O usuário irá precisar preencher o nome do centro de custo e a data e o campo ativo já serão definidos devido a inteligência do sistema que identifica a data de alteração e seta o campo como ativo, uma vez que o usuário quer cadastrar um novo centro de custo o sistema entende que é porque o usuário quer que seja um centro de custo para ser utilizado. Se o usuário quiser posteriormente, ele poderá desativar o centro de custo através da opção não da aba Ativo. 

Para que o usuário possa realizar consulta de centros de custo basta recorrer ao filtro a direita da tela 

Ao clicar na lupa o usuário poderá observar os seguintes centros de custo cadastrados.

 

No questions yet.

Controle de cheques

No controle de cheques é possível que o usuário possa cadastrar cheques para uso como forma de pagamento. Para que o usuário possa cadastrar um novo cheque o mesmo deve seguir o caminho, Financeiro -> Controle de Cheques, como na imagem a seguir:

Clicando em Controle de Cheques, a seguinte tela para consulta e cadastro deverá abrir 

Para que o usuário possa cadastrar um novo cheque no controle basta clicar no botão Novo, para que a caixa de diálogo se abra na tela:

O usuário deverá entrar com as informações referentes para cadastrar um novo cheque. Todos os campos mostrados em vermelho são obrigatórios ao preenchimento. Uma vez informados os campos basta clicar em salvar ou salvar e fechar para que um novo cheque seja incluído no cadastro. 

A aba de Lançamentos Financeiros mostrará o histórico de lançamentos ao qual o cheque cadastrado foi utilizado como forma de pagamento, mostrado na imagem a seguir:

A opção desvincular financeiro é referente ao uso do mesmo cheque previamente cadastrado no pagamento de algum título financeiro. Clicando em desvincular o cheque, o mesmo não mais pertencerá como forma de pagamento do lançamento. Além disso há um filtro abaixo onde pode ser realizado consultas dos cheques utilizados nos lançamentos financeiros e podem ser buscados através do parceiro, do documento, descrição e por tipo. 

O usuário pode realizar consultas de cheques através dos filtros como Situação Atual (Sit. Atual) que pode ser alterado como na imagem a seguir

E também pode utilizar o filtro a direita preenchendo as informações referentes para buscar o registro correspondente, como mostrado na imagem a seguir:

Ao clicar na lupa a lista de cheques cadastrados no sistema deverá ser mostrada:

 

No questions yet.

Lançamentos Financeiros

A tela de lançamentos financeiros é uma das mais importantes do sistema porque o usuário pode gerir melhor o seu negócio pois todos os títulos gerados seja por faturamento de entradas e saídas ou por lançamento manual deverão se encontrar aqui. Para que o usuário possa consultar ou mesmo realizar um novo lançamento financeiro, o mesmo deve seguir o caminho, Financeiro -> Lançamentos Financeiros como nas imagens a seguir:

Após clicar em Lançamentos Financeiro a seguinte tela deverá aparecer para o usuário:

Os títulos financeiros serão carregados como mostrados na imagem. O usuário poderá usar os filtros para consultar um ou mais registros específicos e eles podem ser relacionados marcando o período do lançamento, como também por Vencimento, Quitação, Lançamento, Todos os períodos ou por fim, Somente dia atual. Ao lado direita há também outras opções de filtro onde o usuário poderá filtrar o título por parceiro, documento, descrição, valor, cod. parceiro e demais opções mostradas como na imagem a seguir:

Além dessas opções de filtro, há também os critérios para que se possa refinar a pesquisa, como se o título é a pagar, a receber ou as duas opções e se o título é quitado, não quitado ou ambas. 

Acima da tela há 2 opções para se criar lançamentos manuais de pagamento e de recebimento além de alterar e excluir um determinado título. Há também um combo de ações onde o usuário pode realizar baixa de títulos, renegociação, estornar lançamento, lançar cheques e demais opções mostradas na imagem a seguir:

Se o usuário desejar realizar um lançamento manual o mesmo deve clicar em pagamento se for um título de despesa, ou recebimento se for um lançamento de receita. Ao clicar em pagamento a seguinte tela de inclusão de uma nova despesa deverá abrir para o usuário, o mesmo acontece na tela de recebimento. A imagem a seguir mostrará as 2 telas:

Para incluir um novo pagamento ou recebimento o usuário deverá informar obrigatoriamente uma descrição, pagamento e uma forma de pagamento. O usuário poderá alterar a data do pagamento ou do recebimento e marcar a opção " PAGAR LANÇAMENTO " para que a baixa do título possa ser realizada. No botão Parcelamento, o usuário poderá visualizar uma tela para marcar a quantidade de parcelas, o respectivo valor, valor da taxa, vlr taxa banco, porcentagem por parcela a data da primeira parcela e seu centro de custo, mesmo quando o título for a vista. A tela é mostrada na imagem a seguir e segue o mesmo padrão tanto para pagamento como para recebimento:

Há também uma opção de forma de geração onde o usuário pode definir se o título deverá ser dividido pela a quantidade de parcelas, ou se será multiplicado. Há uma opção repetir em que o usuário poderá definir um período como, mensal, bimestral, semestral e demais opções encontradas no combo. Por fim o usuário deve clicar em Gerar parcelas e o parcelamento do título será gerado. O usuário deverá clicar em salvar ou salvar e fechar e retornar a tela de cadastro. 

O usuário que deseja realizar uma baixa financeira deverá selecionar um ou mais títulos a serem baixados e puxar das ações a opção baixar selecionados. As imagens a seguir mostram o procedimento: 

Em seguida ações baixar selecionados:

Se o usuário selecionar apenas um título para baixa a seguinte tela irá aparecer para o usuário:

o usuário deverá informar obrigatoriamente os campos forma de pagamento, centro de custo, conta bancária e o valor a ser baixado. Se o usuário selecionar mais de um título então a seguinte tela irá aparecer:

Nessa tela como na anterior o usuário deverá informar os campos, forma de pagamento, Centro de custo, Conta bancária e marcar a opção provisão se for necessário e a data do pagamento. o usuário poderá informar os mesmos campos com informações diferentes, para outros títulos de modo que se marcado apenas acima, essas informações servirão para todos os títulos que estiverem sendo baixados. Por fim clique em finalizar e a baixa será realizada. 

Uma vez baixado um título, é possível que o usuário possa realizar o estorno do lançamento selecionando o título na tela de consulta como mostrado na imagem a seguir:

Após selecionar o título clique em ações e estornar lançamento a seguinte mensagem aparecerá na tela para o usuário perguntando se o mesmo deseja estornar o lançamento como na imagem a seguir:

Ao clicar no sim o lançamento será estornado e ele voltará a opção de um título não quitado. 

O usuário poderá também lançar um cheque como quitação do título. Para isso o usuário deverá selecionar o título -> ações -> lançar cheque e a seguinte tela aparecerá para o usuário cadastrar um novo cheque:

O usuário deverá preencher as informações obrigatórias que estão nos campos na cor rosa além de informar que está sendo entregue por/para.

Se o usuário desejar ele poderá vincular um cheque existente clicando na opção Vincular Cheque Existente, no botão superior a direita. A seguinte tela irá aparecer para o usuário:

Ao clicar na lupa os cheques previamente cadastrados aparecerão para que o usuário possa vincular o cheque a baixa do título. Ao clicar duas vezes sobre o cheque o mesmo irá aparecer na tela anterior mostrando que o cheque agora está vinculado ao título. A imagem a seguir mostra o cheque vinculado:

 

No questions yet.

© 2015 - 2021 Zember Tecnologia. Todos os direitos reservados.

Buscar