Manual ERP UP-Case

Se você está encontrando dificuldades durante o acesso ao nosso sistema, preparamos alguns tutoriais que possivelmente podem te ajudar!

Formas de pagamento

O usuário pode cadastrar diferentes formas de pagamento que são estritamente necessários para lançamentos ou baixas na tela de lançamentos financeiros. Para que o usuário possa criar uma forma de pagamento ele deverá acessar o seguinte caminho: Financeiro -> Forma de pagamento.

Ao clicar em forma de pagamento, a seguinte tela deverá abrir para o usuário: 

Para criar uma nova forma de pagamento basta clicar em novo para que a caixa de diálogo referente a forma de pagamento seja aberta

As formas de pagamento podem ser à vista, à prazo, cartão de crédito, cheque e entre outras formas. O usuário pode criar quantas formas de pagamento achar necessário. Na aba de informações o usuário pode digitar o nome da forma de pagamento. A aba ativo será setada automaticamente no mesmo momento em que o usuário cadastra uma nova forma de pagamento. Isso acontece pois o sistema possui uma inteligência e já define como padrão a opção ativa, pois se o cliente está cadastrando uma nova forma de pagamento é porque ele deseja utilizar essa forma de pagamento eventualmente. Posteriormente se essa forma de pagamento não for útil ele pode desativar o mesmo alterando para não na aba ativo.

A aba tipo de pagamento informa que essa forma de pagamento será lançada na tela de lançamento financeiro como pagamentos, recebimentos ou em ambos os casos. Ou seja para cada forma de pagamento é possível definir apenas uma das opções embora seja desejável que seja lançada nas duas pois uma forma de pagamento sempre necessitará de um tipo de pagamento independente de qual forma de pagamento, pois o lançamento deverá acontecer de todo modo pois o tipo é referente ao lançamento e não a forma. 

Em tipo de forma de pagamento o usuário pode cadastrar grupos para formas de pagamento. Essa aba diz respeito as diferentes categorias que uma forma de pagamento pode se encaixar. Esse agrupamento é importante pois uma categoria de cartões por exemplo pode possuir cartão de crédito ou débito, se for cheque pode ser à vista ou cheque pré-datado.Para que o usuário cadastre um novo tipo de forma de pagamento usuário pode clicar no ícone 

Ao clicar no ícone uma nova caixa de diálogo aparecerá para o usuário cadastrar um novo tipo de forma de pagamento para criar os agrupamentos. 

Forma de pagamento NF-e são os tipos aceitos por nota fiscal eletrônica. Essas formas de pagamentos são estáticas e são definidas pelas as regras aceitas em formas de pagamento de NF-e não sendo possível cadastrar outras formas. 

Há uma marcação "Aparece na baixa" quando marcada essa opção ela abre um novo campo caso o usuário queira dar desconto na baixa do título. 

Em parcelamento o usuário pode criar o máximo de parcelas que essa forma de pagamento pode possuir além de definir o intervalo como sendo uma quinzena, 30 dias, um trimestre ou demais prazos como exemplo.

Na aba padrões é possível definir juros por parcela, juros por dia de vencimento, multa no caso de vencimento, dias de carência para que o título não sofra multa e juros caso esteja no prazo de carência.

Em configurações do PDV o usuário deve configurar as formas de pagamento que já estão cadastradas no ponto de venda. Por fim há um campo para marcar se a forma de pagamento é à vista. Se marcado essa opção o usuário deverá informar qual o centro de custo e a conta bancária pois só assim é possível realizar a baixa da forma de pagamento no lançamento financeiro do título que utilizar essa forma de pagamento. 

Uma vez criada a forma de pagamento o usuário pode salvar a mesma e se desejar pode mandar listar as formas de pagamento cadastradas através do clique no filtro a direita da tela. 

 

 

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