Manual ERP UP-Case

Se você está encontrando dificuldades durante o acesso ao nosso sistema, preparamos alguns tutoriais que possivelmente podem te ajudar!

Lançamentos Financeiros

A tela de lançamentos financeiros é uma das mais importantes do sistema porque o usuário pode gerir melhor o seu negócio pois todos os títulos gerados seja por faturamento de entradas e saídas ou por lançamento manual deverão se encontrar aqui. Para que o usuário possa consultar ou mesmo realizar um novo lançamento financeiro, o mesmo deve seguir o caminho, Financeiro -> Lançamentos Financeiros como nas imagens a seguir:

Após clicar em Lançamentos Financeiro a seguinte tela deverá aparecer para o usuário:

Os títulos financeiros serão carregados como mostrados na imagem. O usuário poderá usar os filtros para consultar um ou mais registros específicos e eles podem ser relacionados marcando o período do lançamento, como também por Vencimento, Quitação, Lançamento, Todos os períodos ou por fim, Somente dia atual. Ao lado direita há também outras opções de filtro onde o usuário poderá filtrar o título por parceiro, documento, descrição, valor, cod. parceiro e demais opções mostradas como na imagem a seguir:

Além dessas opções de filtro, há também os critérios para que se possa refinar a pesquisa, como se o título é a pagar, a receber ou as duas opções e se o título é quitado, não quitado ou ambas. 

Acima da tela há 2 opções para se criar lançamentos manuais de pagamento e de recebimento além de alterar e excluir um determinado título. Há também um combo de ações onde o usuário pode realizar baixa de títulos, renegociação, estornar lançamento, lançar cheques e demais opções mostradas na imagem a seguir:

Se o usuário desejar realizar um lançamento manual o mesmo deve clicar em pagamento se for um título de despesa, ou recebimento se for um lançamento de receita. Ao clicar em pagamento a seguinte tela de inclusão de uma nova despesa deverá abrir para o usuário, o mesmo acontece na tela de recebimento. A imagem a seguir mostrará as 2 telas:

Para incluir um novo pagamento ou recebimento o usuário deverá informar obrigatoriamente uma descrição, pagamento e uma forma de pagamento. O usuário poderá alterar a data do pagamento ou do recebimento e marcar a opção " PAGAR LANÇAMENTO " para que a baixa do título possa ser realizada. No botão Parcelamento, o usuário poderá visualizar uma tela para marcar a quantidade de parcelas, o respectivo valor, valor da taxa, vlr taxa banco, porcentagem por parcela a data da primeira parcela e seu centro de custo, mesmo quando o título for a vista. A tela é mostrada na imagem a seguir e segue o mesmo padrão tanto para pagamento como para recebimento:

Há também uma opção de forma de geração onde o usuário pode definir se o título deverá ser dividido pela a quantidade de parcelas, ou se será multiplicado. Há uma opção repetir em que o usuário poderá definir um período como, mensal, bimestral, semestral e demais opções encontradas no combo. Por fim o usuário deve clicar em Gerar parcelas e o parcelamento do título será gerado. O usuário deverá clicar em salvar ou salvar e fechar e retornar a tela de cadastro. 

O usuário que deseja realizar uma baixa financeira deverá selecionar um ou mais títulos a serem baixados e puxar das ações a opção baixar selecionados. As imagens a seguir mostram o procedimento: 

Em seguida ações baixar selecionados:

Se o usuário selecionar apenas um título para baixa a seguinte tela irá aparecer para o usuário:

o usuário deverá informar obrigatoriamente os campos forma de pagamento, centro de custo, conta bancária e o valor a ser baixado. Se o usuário selecionar mais de um título então a seguinte tela irá aparecer:

Nessa tela como na anterior o usuário deverá informar os campos, forma de pagamento, Centro de custo, Conta bancária e marcar a opção provisão se for necessário e a data do pagamento. o usuário poderá informar os mesmos campos com informações diferentes, para outros títulos de modo que se marcado apenas acima, essas informações servirão para todos os títulos que estiverem sendo baixados. Por fim clique em finalizar e a baixa será realizada. 

Uma vez baixado um título, é possível que o usuário possa realizar o estorno do lançamento selecionando o título na tela de consulta como mostrado na imagem a seguir:

Após selecionar o título clique em ações e estornar lançamento a seguinte mensagem aparecerá na tela para o usuário perguntando se o mesmo deseja estornar o lançamento como na imagem a seguir:

Ao clicar no sim o lançamento será estornado e ele voltará a opção de um título não quitado. 

O usuário poderá também lançar um cheque como quitação do título. Para isso o usuário deverá selecionar o título -> ações -> lançar cheque e a seguinte tela aparecerá para o usuário cadastrar um novo cheque:

O usuário deverá preencher as informações obrigatórias que estão nos campos na cor rosa além de informar que está sendo entregue por/para.

Se o usuário desejar ele poderá vincular um cheque existente clicando na opção Vincular Cheque Existente, no botão superior a direita. A seguinte tela irá aparecer para o usuário:

Ao clicar na lupa os cheques previamente cadastrados aparecerão para que o usuário possa vincular o cheque a baixa do título. Ao clicar duas vezes sobre o cheque o mesmo irá aparecer na tela anterior mostrando que o cheque agora está vinculado ao título. A imagem a seguir mostra o cheque vinculado:

 

No questions yet.

© 2015 - 2021 Zember Tecnologia. Todos os direitos reservados.

Buscar